Relatório 23- Decomposição do Peroxido de Hidrogenio.
Introdução
O composto Peróxido de Hidrogênio é conhecido popularmente como “água oxigenada”, solução aquosa cuja fórmula é [H2O2 (aq)], e se classificam conforme a concentração.
O H2O2 possui a aparência da água, tem um odor característico, não é inflamável, é miscível com água em todas as proporções, é comercializada em concentrações entre 22 a 60% (m/v). O peróxido de hidrogênio é estável a temperatura ambiente, se for devidamente armazenado. Sua decomposição libera O2, água (H2O) e calor. Em soluções diluídas, o calor é facilmente absorvido pela água, em soluções mais concentrações concentradas o calor gerado aumenta a temperatura e acelera a taxa decomposição do H2O2. O H2O2 não queima de forma espontânea dependendo da sua concentração, mas sua decomposição libera O2, ao qual pode causar a combustão. Incêndios que envolvem H2O2 são controlados utilizando grandes quantidades de água.
Objetivo
Observar o uso de catalisadores em uma reação.
Materiais
Pipeta 10mL;
Pera;
Proveta 10mL;
Espátula;
Reagentes
Iodeto de Potássio (KI);
Detergente;
Peroxido de Hidrogênio (H2O2).
Equipamentos
Capela.
Procedimento Experimental
Pipetar 10 mL de peroxido de hidrogênio dentro da capela para a proveta.
Adicionar uma pequena quantidade de KI na espátula e colocar dentro da proveta tomando cuidado para não deixar a face próxima da bureta.
Observe a reação.
Resultados Obtidos Após a adição de um catalisador, ocorre a reação de decomposição da água oxigenada, representada pela abaixo:
2H2O2 ---> 2H2O + O2
Esta é uma reação cuja velocidade é acelerada utilizando catalisadores.
Neste primeiro caso, o catalisador utilizado foi o iodeto de potássio, por meio do íon iodeto. As reações envolvendo o íon iodeto são apresentadas na equação abaixo;
H2O2 + I- ---> H2O + OI-
H2O2 + OI- ---> H2O + O2 + I-
Houve liberação de O2 e também liberação de calor.
No segundo caso, o catalisador usado foi uma rodela de batata