Relatório 1942 a conquista do paraíso
As expansões marítimas europeias com o objetivo de catequização de indivíduos não fieis e consequência de gosto por aventuras por parte dos europeus tiveram inicio no século XV.
Durante esse período, vários lugares foram conquistados e também descobertos. O inicio das expansões espanholas foi marcado pela descoberta da America por Cristóvão Colombo.
Como várias pessoas acreditavam, Cristóvão Colombo acreditava que a terra seria redonda, diferentemente da maioria da população, que afirmava que a terra seria quadrada, e ao fim do horizonte haveria um abismo. Por muitos a ideia de Colombo era absurda, e para alguns religiosos era considerado um herege.
Colombo, motivado pelos relatos de Marco Pólo, que em sua viagem, relata que encontrou um paraíso terrestre na china, deseja partir em direção ao oeste para abrir uma nova rota para a Ásia, por ser o lugar onde possui especiarias e ouro em grande quantidade.
Colombo então decide dar uma volta ao mundo para chegar à China, estimando um tempo menor do que havia de ser. O que Colombo não sabia, era a existência de um continente ocidental, e acreditou ter chegado às Índias.
Quando chegou a Ilha que nomeou San Salvador, viu lugar não era semelhante ao dos relatos de Marco Pólo. Tudo o que se podia ver eram florestas, animais exóticos e pessoas extremamente diferentes da população européia.
De início, o contato com os nativos é amistoso e Colombo faz uma aproximação não violenta, o que faz com que os índios o receba com certa alegria e curiosidade.
Antes de retornar à Europa, Colombo e seus navios chegaram ao Haiti, e conversa com o chefe de uma tribo, relatando que iriam vir mais homens, e iriam catequizá-los e trazer medicamentos. O chefe não concorda e diz saber as verdadeiras intenções dos forasteiros.
É notável as intenções a respeito da colonização; a catequização, força de trabalho e metais preciosos.
Colombo retorna e apresenta os achados em sua expedição; os nativos e uma parcela de ouro.