Relatório 1 Lab. Controle
Laboratório de Controle
Professor Francisco Gomes
Introdução aos Sistemas de Controle
Arthur Filgueiras de Oliveira – 201070003A
Felipe Lana Daher – 201070009
Objetivo:
Os objetivos da engenharia de controle serão demonstrados por alguns exemplos utilizando o motor DC como um sistema de controle de velocidade.
Material usado:
Módulo de Motor DC MS15 Potenciômetro de comando AS3 Módulo de interface CLIO com cabo de conexão ao PC Fonte de alimentação “System Power 90” (ou equivalente) Cabos de conexão de 4 mm PC rodando o Software de Laboratório de Controle Virtual (VCL Virtual Control Laboratory)
Introdução:
A teoria do controle é a área da engenharia e matemática que lida com o comportamento dos sistemas dinâmicos. Normalmente seu objetivo é calcular soluções para corrigir a ação do controlador para garantir a estabilidade do sistema.
Hoje em dia é possível encontrar sistemas de controle em inúmeros ambientes, como em geladeiras, fornos, rede resistor/capacitor ou até sistemas mais complexos como braços robóticos que são muitos utilizados na indústria automobilística.
Prática:
Obtendo a Saída desejada
Foram feitas as conexões no sistema de acordo com a Fig. 1.6 do Capítulo 1, assim como o desengate do Potenciômetro de Saída MS15 do eixo, com a intenção de se reduzir o desgaste do mesmo. Em seguida, configurando o Software de Laboratório de Controle Virtual (VCL Virtual Control Laboratory) da seguinte maneira, ligamos o equipamento como se segue na Figura 1 abaixo:
Figura 1: Configurações no Software VCL É possível perceber na tabela de configurações mostrada acima, que o controlador foi definido como Malha Aberta, isto é, não há realimentação, logo, mesmo habilitando o motor, percebemos que nada acontece. Desejamos então que o motor gire com metade de sua velocidade e para isso, deveríamos ter na saída do taco gerador uma tensão equivalente a 50% da