Relatório 1 de QI244

454 palavras 2 páginas
Relatório 1 de QI244
INTRODUÇÃO

A eletroquímica é o ramo da Química que estuda o fluxo de elétrons gerado graças à ocorrência de reações químicas. Aplicações desses conhecimentos são observadas em nosso dia a dia, como, por exemplo, nas pilhas e baterias.
O químico inglês John Frederic Daniell, no século XIX se destacou nos estudos da eletroquímica. Uma das suas contribuições para esse ramo da química foi a invenção da famosa pilha de Daniell. Ela era constituída por duas barras de metal, uma de cobre e uma outra de zinco, os quais ficavam em recipientes separados e imersos em soluções aquosas dos seus respectivos íons. Unindo as duas partes da pilha, havia um fio metálico e ainda uma ponte salina, elemento responsável por realizar o transporte de íons e fechar o circuito elétrico Assim, graças as reações de oxidação e redução que ocorriam nos eletrodos, Daniell foi feliz no seu objetivo de construir uma fonte de corrente elétrica.
A pilha de Daniell trata-se de um exemplo de célula galvânica, que, tal como já mencionado anteriormente, é um dispositivo cujo objetivo é produzir corrente elétrica a partir de reações de oxirredução. Os eletrodos são condutores metálicos (as barras de cobre e zinco da pilha de Daniell) que são interligados por um fio metálico e, as soluções nas quais esses eletrodos se encontram imersos chama-se eletrólito. No eletrodo onde ocorre a redução, dá-se o nome de cátodo. Já no outro, onde ocorre a oxidação, é chamado de ânodo.
O potencial de um eletrodo pode ser entendido como a tendência de um processo (oxidação ou redução) ocorrer nesse eletrodo. Ou seja, quanto maior o potencial de redução de um eletrodo, maior é a tendência de ocorrer nele o processo de redução. Os potenciais elétricos de uma célula galvânica podem ser medidos com a utilização de um voltímetro, ou ainda, é possível prevê-lo a partir de valores de potenciais tabelados (em Volts), medidos à 25 ºC de temperatura, 1 atm de pressão e em soluções de 1 mol/L. Para se

Relacionados