Relatório 01 Materiais Mecânicos 2 - Unisinos
Este relatório apresenta os métodos, procedimentos, utilizados na verificação metalográfica de quatro amostras de aço carbono, visando o completo entendimento de sua microestrutura, desde o corte até o ataque químico, trazendo, também, os resultados técnicos sobre a dada microscopia.
Procedimento
Como as peças já encontravam-se cortadas, o primeiro passo foi executar o embutimento a frio das quatro amostras a serem verificadas; para isto, foi utilizado uma resina e um catalisador colocados simultaneamente em um molde, que, ao solidificar, era possível executar os acabamentos superficiais necessários.
O segundo passo foi o lixamento abrasivo, no qual tem-se como primeiro ponto a utilização de uma lixa 100, mecanizada, para remoção das arestas e planificação da superfície a observar, logo são executadas as outras etapas do lixamento manual, em quem a lixa utilizada é trocada gradativamente(a cada troca de lixa é necessário girar a amostra a 90º) por abrasivos cada vez mais finos, chegando-se, enfim, a lixa 1000. Quando a superfície já estiver adequada, é necessário realizar o polimento mecânico numa politriz, onde pressiona-se a amostra contra o pano(disco) até que não seja mais possível a visualização dos riscos provenientes do lixamento. Após a observação das inclusões no aço, é realizado um ataque químico, que, neste caso, foi com Nital, para que seja possível a observação através do microscópio, sendo que a peça deve ser fixada em uma base (com massa de modelar), onde ela estará plana e apta a ser vista no equipamento, para isto o exame microscópico, com seus fatores de aumento, exige obviamente não só cuidados especiais, mas principalmente equipamento muito preciso e altamente especializado. Devido à natureza dimensional das amostras envolvidas, sua capacidade praticamente sempre a considerar, e as características comuns de superfície, assumiu formas específicas e geram uma série de técnicas e dispositivos que facilitam e às vezes