Relatos diferentes, uma narrativa
Um bom jeito de avaliar a situação do sem produto no mercado e principalmente comparar com a concorrência é realizando uma pesquisa de mercado, que nada mais é do que coletar informações com consumidores, concorrentes ou fornecedores para assim tomar decisões e resolver problemas. “A pesquisa de marketing é a identificação, a coleta, a análise e a disseminação sistemática e objetiva das informações.” (Malhorta et al. 2005)
Ouvir a opinião dos consumidores, dando mais valor às reclamações, fazer visitas a concorrência, avaliar as estatísticas de compra, ver o que há de novo no mercado e lançar produtos novos e mais atrativos pode ser a solução para um maior número de vendas.
A Microsoft estava enfrentando um problema, pois houve uma queda considerável na venda de seus produtos, que pareciam estagnados tecnologicamente, enquanto que empresas como a Apple e Android viviam um surto. A primeira coisa a se fazer era uma pesquisa de mercado. Inicialmente, deve-se fazer uma pesquisa exploratória para explorar o problema, obtendo assim o máximo de informações sobre este. Vai haver uma análise quanto a área onde as vendas diminuíram, sobre as reclamações dos consumidores, isto é, o objetivo é entender a raiz do problema. Esta pesquisa geralmente é feita com uma amostra pequena, servindo apenas como ponto de partida para uma pesquisa adicional.
Depois, deve-se fazer uma pesquisa conclusiva, quando hipóteses são testadas e acontece a avaliação dos dados. Com ela, é possível escolher o melhor método para a solução do problema. Neste tipo de pesquisa, as amostras