Relatorios
SUPERINTERRESANTES,CIENCIA HOJE DA CRIANÇAS,ISTO É, E JORNAL VAMOS CUIDAR DO BRASIL.
INTRODUÇÃO
Não há muita dificuldade quando o assunto são gêneros textuais, pois são textos que abundam nosso cotidiano, frequentemente nos deparamos com uma bula de remédio, um artigo de uma revista ou jornal, no face recebemos e enviamos charges e piadas, ate convites, quem nunca em nossos dias com o bum da acessibilidade da web, quer em celular ou outra webvia, nunca tenha recebido ou passado e-mail. Logo o que se percebe é que gêneros textuais tem pra todos e todos os gostos.
Já dissemos que são inúmeros os gêneros textuais, e que variam muito, cada qual no entanto cumpre a mesma função, qual, a de passar uma mensagem, especificada. Por exemplo o que vamos encontrar numa bula de medicamento: o principio ativo farmacológico, a posologia, as advertências, as contra indicações, a composição química. Nada de uma charge, ou uma reportagem, ou uma receita para preparar miojo.
Numa mensagem publicitaria, que temos: slogan, o produto, geralmente os textos são curtos, o que esta em jogo é a venda de alguma mercadoria ou serviço ou ambos.
Num texto religioso há uma apelação para o uso da moral e dos bons costumes, e contem lista de vícios passiveis de punição.
Já numa charge o compromisso é informar de uma meneira informal, descontraída, mas com um chamariz para uma discussão ética, no mínimo.
Numa poesia temos a emoção do artista impressa e expressa, ali além de texto encontramos intertextos que nos impelem a devagar, a ir na “onda” do poeta e aprendemos com ele, por que não! Vamos verificar cada revista por ordem