Relatorios
A associação de resistores é muito comum em sistemas onde é necessário obter um valor de resistência maior do que pode proporcionar o uso de apenas um resistor.
Neste relatório vamos apresentar os conceitos dessa associação, dados por um circuito misto, onde são associados resistores em paralelo e em série.
2. DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
Resistores são componentes que têm por finalidade oferecer uma oposição à passagem de corrente elétrica, através de seu material. São muito utilizados para limitar a quantidade de corrente em um circuito (diminuindo a tensão), ou ainda, transformar energia elétrica em energia térmica (efeito joule). A essa oposição damos o nome de resistência elétrica, que possui como unidade ohm.
Esse elementos causam uma queda de tensão em alguma parte de um circuito elétrico, porém jamais causam quedas de corrente elétrica. Isso significa que a corrente elétrica que entra em um terminal do resistor será exatamente a mesma que sai pelo outro terminal, porém há uma queda de tensão. Utilizando-se disso, é possível usar os resistores para controlar a corrente elétrica sobre os componentes desejados.
Os resistores podem ser associados basicamente de três maneiras diferentes: Associação em série, associação em paralelo e associação mista.
Para efeito de cálculos, em muitos casos será necessário descobrir como a série de resistores se comporta como um todo. Nestes casos utilizamos o conceito de resistor equivalente. Que é um resistor que tem as mesmas propriedades da associação, ou seja, uma resistência que seja a mesma do conjunto, esta resistência é chamada resistência equivalente.
2.1. Associação em série Em uma associação em série de resistores, o resistor equivalente é igual à soma de todos os resistores que compõem a associação. A resistência equivalente de uma associação em série sempre será maior que a do resistor de maior resistência da