Relatorios Do Musei Carlos
Visitei o museu de Artes dia 14 de Maio de 2015. Com a minha turma do curso de guia de turismo- SECITEC. Acompanhado da Prof.ª Kathiuscia Camargo e o Guia Bruno de Jesus.
O museu está localizado em um Espaço Histórico na região central de Cuiabá, atrás do palácio Alencastro (antiga Residência dos Governadores), é aberto de terça a domingo das 9h às 17h, exceto feriados nacionais. Entrada Gratuita.
Ao chegarmos lá fomos recebidos com um maravilhoso coffee break e logo depois tiramos varias fotos para arquivo da turma.
Após tirarmos as fotos a Srª Viviene Lozi diretora executiva do MAMT fez a abertura das exposições, E em seguida passou a palavra para o Representante do governador o Srº Mario que explicou o motivo sobre a exposição “Agua de viver” que sai detrás das câmeras dos fotógrafos Izan Petterle, Zé Medeiros e Mario Friedlander para conscientização de como temos cuidado dos nossos recursos naturais, em especial a água.
Após abertura assinamos uma lista de presença existente no museu, onde foi também que conhecemos o guia Bruno de Jesus. Ele nos encaminhou para uma sala onde dava inicio a exposição “Expressão Cuiabana”.
Ali tinha dezenas de esculturas criadas com argila dos primeiros personagens cuiabano e mato-grossense que foi eternizado pelas obras do artista plástico Alair Folgaça.
Alguns desses personagens ainda estão vivos e outros são contos de historias.
Exemplo das esculturas que existem ali:
Ditão e Maria: são personagens negros, com lábios grossos, pês descalços, grandes e esborrachados.
Tete e Tereza: são cuiabanas lavadeiras e passadeiras.
Comadre Pitu: Personagem cuiabano vivido pelo humorista cuiabano Vital Siqueira.
Maria Taquara: foi uma mulher magra, alta, negra, vivia de trabalhos domésticos – lavava roupa durante o dia; e a noite, servia sexualmente os soldados do antigo 44 batalhão em troca de algumas moedas. Ficou famosa em Cuiabá por seus serviços