relatorios atividades complementaress
411 palavras
2 páginas
Título: VARAL DE LETRASIntrodução: Trabalhar com jogos em sala de aula é fundamental para que o aluno desenvolva diversas capacidades, tais como: leitura, escrita, raciocínio lógico e resgate ao lúdico. É dentro desse contexto de ludicidade, que ele poderá fazer escolhas, desenvolver a autonomia de pensamento e aprender brincando.
Justificativa: Escolhemos o Varal de Letras no intuito de auxiliar a criança no processo de alfabetização, de modo que ela possa reconhecer e sistematizar letras, formas e sons. Este jogo deve ser aplicado a cada aula dada, até que o aluno sinta-se seguro no reconhecimento das figuras e seus respectivos nomes.
Objetivo Geral: Despertar no educando o interesse pelo aprendizado das letras do alfabeto, propiciando o contato com o alfabeto.
Objetivo Específico: Fazer com que o aluno entenda a pronúncia e a escrita das letras, assimilando tal conhecimento por meio da dinâmica do jogo.
Fundamentação ou Referencial Teórico: Este projeto será fundamentado nas ideias propostas por Vygotsky, Emília Ferreiro e Ana Teberosky. Ferreiro e Teberosky defendem que o aprendizado da escrita não se reduz ao domínio de correspondências grafo-fonêmicas (decodificação e codificação), mas se caracteriza como um processo ativo no qual a criança, desde seus primeiros contatos com a escrita, constrói e reconstrói hipóteses sobre a sua natureza e o seu funcionamento. Nesse contexto, Vygostky destaca a importância do professor como mediador e responsável por ampliar o repertório cultural das crianças.
Metodologia: Produzir um varal de letras e figuras de tamanho ampliado, E.V.A colorido, de forma fatiada, cada uma contendo uma letra do alfabeto feito no E.V.A pirografada, de forma que fica em alto relevo para a criança tocar e sentir a forma da letra, a criança escolhe uma imagem e procura no varal de letras que forma seu nome.
Cronograma: O jogo poderá ser aplicado em uma aula. (50 min), onde o varal vai ser utilizado por todos os alunos,