RelatorioFisica 21marco2015 Copy 0
1123 palavras
5 páginas
índiceIntrodução 2
Objectivos 2
Resumo teórico 2
Material usado 4
Procedimentos 4
Calculos 6
Conclusão 14
Introdução
O presente trabalho relata as experiências realizadas na aula laboratorial de Física. Tem como tema Hidrostática incluindo densidade de corpos, tanto sólido regular como irregular, densidade dos líquidos e Lei de Arquimedes.
Feita a experiência apresentou-se os resultados calculando os erros cometidos nas medições através do método estatístico e diferencial logaritmico, e por fim foram tiradas as conclusões.
Objectivos
Determinar a densidade de:
- Um sólido regular;
- Um sólido irregular;
- Um líquido.
Resumo teórico Densidade da substância de um objecto ou massa especifica é a razão entre a sua massa e o seu volume, ou seja, . A unidade da densidade no SI é kg/m3.
Hidrostática é a parte da Física que se ocupa dos fluídos em repouso ou em equilíbrio.
Vasos comunicantes são recipientes que se comunicam entre si geralmente pela base do mesmo. Liquido imiscíveis são líquidos que não se misturam entre se quando colocadas num mesmo recipiente. Quando se colocam dois ou mais líquidos imiscíveis num recipiente, estes colocam-se em ordem decrescente das suas densidades de baixo para cima, e quando encontrarem-se em equilíbrio, o não movimento dos líquidos dentro do vaso comunicante pode-se utilizar a equação fundamental da Hidrostática e o Princípio de Pascal.
Pressão atmosférica é a pressão exercida pela camada de ar da atmosfera.
Princípio fundamental da Hidrostática:“A diferença de pressões entre dois pontos de um líquido em repouso é igual ao produto da densidade do líquido pela aceleração da gravidade e pela diferença de profundidades entre esses pontos”.
A sua fórmula é dada por onde
Uma vez que sobre a superfície livre do líquido actua a pressão atmosférica (patm ou par), a pressão absoluta em qualquer ponto no interior do líquido será:
O Princípio de Pascal estabelece que a pressão exercida num fluído se transmite integralmente e em todas