RELATORIODOCE DE LEITE JESSICA
1015 palavras
5 páginas
1. IntroduçãoO leite é um dos produtos naturais mais valiosos e, desde milênios, considerado um dos constituintes fundamentais da alimentação humana. Por outro lado, é um produto complexo que exige uma tecnologia bastante elaborada para ser transformado nos seus múltiplos derivado (GUIMARÃES) .
Este produto representa não só a alternativa de utilização como um alimento de alto valor nutricional, mas também como incremento para a renda familiar, seja pela sua utilização direta, seja na forma dos derivados obtidos após a sua transformação (LOBATO) O doce de leite é o produto resultante da cocção da mistura de leite e açúcar, adicionando ou não outras substâncias, como coco, amendoim, ameixa, etc., até alcançar a concentração conveniente. Existem dois tipos de doce de leite: em pasta e em tabletes. A diferença entre eles está na concentração que o produto atinge no ponto final (LOBATO).
De acordo com a Portaria nº 354 de 1997 (BRASIL, 1997), doce de leite é um produto, com ou sem adição de outras substâncias alimentícias, obtido por concentração e ação do calor a pressão normal ou reduzida do leite ou leite reconstituído, com ou sem adição de sólidos de origem láctea e, ou creme e adicionado de sacarose e/ou parcialmente de monossacarídeos e outros dissacarídeos, em adequação ao MERCOSUL.
Deve ser fabricado com matérias primas sãs e limpas, isentas de matéria terrosa, parasitos, e em perfeito estado de conservação. O leite empregado deve apresentar-se normal e fresco. No preparo do produto, o leite deve entrar na proporção mínima de três partes de leite para uma de açúcar. Não pode conter substâncias estranhas à sua composição normal. Bicarbonato de Sódio. As Adições autorizadas no produto (DILEI) são Citrato de Sódio / Fosfato Dissódico; Glicose; Estabilizantes (Max. 1 %); Corante e Amido Modificado. O produto é muito apreciado pelos brasileiros que geralmente o consomem puro ou em combinações com pãoes, biscoito, queijos e frutas. Também usado como