relatoriode fisica
RELATÓRIO DE EXPERIÊNCIA
“LANÇAMENTO OBLÍQUO”
(4ª EXPERIÊNCIA)
Disciplina: Física II
Thiago Oliveira Silva RGM: 11131504354
Prof. Hélio
Mogi das Cruzes/SP
2013
Sumário
1. OBJETIVO
O objetivo desse experimento é mostrar através de análise, medidas e cálculos à distância e altura alcançada por uma bolinha lançada em um movimento parabólico, esse movimento que é chamado de movimento oblíquo.
2. MATERIAL UTILIZADO
- Um canhão de lançamento;
- uma bolinha;
- fita métrica.
- um inclinômetro;
- um cronômetro sensível ao toque.
3. INTRODUÇÃO
3.1. Lançamento Oblíquo
O lançamento oblíquo acontece quando um móvel se deslocará para frente em uma trajetória que vai até uma altura máxima e depois volta a descer, formando uma trajetória parabólica como visto na imagem abaixo.
Para estudar este movimento, deve-se considerar o movimento oblíquo como sendo o resultante entre o movimento vertical (y) e o movimento horizontal (x).
Na direção vertical o corpo realiza um Movimento Uniformemente Variado, com velocidade inicial igual a e aceleração da gravidade (g)
Na direção horizontal o corpo realiza um movimento uniforme com velocidade igual a .
3.2. Movimento horizontal
Assim como no lançamento Horizontal, o movimento na direção do eixo x, no lançamento oblíquo, é uniforme, pois a velocidade é constante. Portanto, a função horária do movimento horizontal é: x = vx.t
Onde:
X= a distancia do objeto
Vx= a velocidade do objeto no eixo x
T= o tempo
A distância horizontal percorrida pelo corpo desde o lançamento é chamada alcance máximo. Podemos determinar o alcance máximo pela equação:
3.3. Movimento Vertical
O movimento vertical está sob a ação da gravidade, isso implica que o movimento é uniformemente variado e a velocidade vy diminui à medida que a altura em relação ao solo aumenta.
O componente da velocidade inicial na direção do eixo y é: