relatorio9 micro
Curso - Nutrição
CAL 115 - Microbiologia de Alimentos
Aula prática 09 – Antibiograma
Introdução
Antibiogramas são testes com o objetivo de verificar a sensibilidade de determinado microrganismo a vários antibióticos mediante comparação usando um padrão preestabelecido. Os laboratórios de análises clínicas e laboratórios hospitalares detectam por intermédio desses testes qual a sensibilidade \resistência do microrganismo que está causando infecção diante de vários antibióticos, de modo a escolher o antimicrobiano mais adequado.
Existem também testes com o objetivo de medir a atividade antimicrobiana de um antibiótico. Neste contexto encontramos a determinação da concentração mínima inibitória (CMI), que especifica qual a menor quantidade de antibiótico necessária para inibir o crescimento de determinado microrganismo.
O antibiograma pode ser realizado pelo método da diluição em tudo que consiste em várias diluições do antimicrobiano; pode ser usado para determinar a concentração mínima inibitória ou a concentração mínima bactericida.
Para realização de antibiogramas é utilizado um método padrão que consiste no método de difusão em disco : Método de Kirby-Bauer. Este método é usado para medir a eficácia de uma variedade de antibióticos sobre uma mesma espécie de microrganismo, com a finalidade de fornecer orientação para a prescrição, na prática médica. É um método qualitativo que usa concentrações preestabelecidas dos antimicrobianos. No teste de Kirby-Bauer, um série de antibióticos impregnados em pequenos discos circulares de papel são colocados sobre uma placa contendo meio de cultura crescido com a bactéria inoculada de forma homogênea. A determinação do grau de sensibilidade ou de resistência da bactéria está relacionada com o diâmetro das zonas de inibição formadas em torno dos discos de papel impregnados com os antibióticos, após 16 a