Relatorio
O palestrante era um funcionário do SERPRO( Serviço Federal de Processamento de Dados ), que é a maior empresa pública de prestação de serviços em tecnologia da informação da América Latina, este palestrante nos falou desde a idéia inicial do software livre, como surgiu, quem começou e suas possíveis utilizações e limitações.
Começou falando sobre Stallman que em pesquisa posterior na internet foi verificado que o mesmo é um famoso Hacker americano defensor do uso de SL. Nos falou também que hoje diversos setores utilizam o SL, alguns exemplos são escritórios, setores de infra estrutura, existem SL em soluções corporativas, etc.
Porém em alguns lugares ainda não temos como utilizar o SL, como setores da engenharia que utilizam o AutoCad, Automação industrial, softwares de reconhecimento de voz entre outros, nos foi mostrado que o uso destes softwares é uma tendência futura e já vivenciamos isso hoje com a utilização que programas que baixamos pela internet como os navegadores (Firefox), sistemas operacionais (Ubunto) e editores de texto como o Libreoffice.
No setor de infra temos o Voip, Bachups, nuvem, redes e sistemas operacionais e em soluções corporativas temos o ERP a Wikipédia.
Um dos motivos de usar o SL é que reduz custos, aumenta a produtividade, o custo inicial pode ser zero más o custo com treinamentos sempre existirá. Sua interação é mais fácil temos mais opções de suporte e não é obrigado a ficarmos atualizando. O software é legal e somos menos expostos a custos com licenças . Temos a 4Linux que é uma empresa voltada a treinamentos e ganham dinheiro com isto. Um exemplo de SL é o PHP que está em os 11 SL perfeitos.
Uma das barreias na utilização destes softwares é que a evolução não é garantida, sua evolução é influenciado pela fama, temos ainda um pequeno mercado e poucos fornecedores