Relatorio
-Identificar os principais equipamentos e recipientes que contém no laboratório;
-Informar sobre os cuidados necessários para as aulas pratica.
Introdução Apesar do grande desenvolvimento teórico da Química, a importância das aulas práticas de Química é primeiramente o conhecimento sobre todos os equipamentos nela contidos. A experiência nos treina no uso de métodos, técnicas e instrumentos de laboratório e permite a aplicação dos conceitos teóricos aprendidos. O laboratório é um local de trabalho onde há risco de acidentes devido a existência de substâncias tóxicas, inflamáveis e explosivas. Por isso é equipado com extintores de incêndio, lava-olhos, chuveiro e saídas de emergência. É imprescindível que nós alunos, técnicos e professores conheçamos e sigam as normas de segurança de um laboratório químico.
REGRAS DE SEGURANÇA DE LABORATÓRIO
O laboratório é um local onde há um grande número de equipamentos e reagentes que possuem os mais variados níveis de toxidez. Este é um local bastante vulnerável a acidentes, desde que não se trabalhe com as devidas precauções. Abaixo, apresentamos alguns cuidados que devem ser observados, para a realização das práticas, de modo a minimizar os riscos de acidentes. Tais como:
- Usar o Equipamento de segurança; avental de algodão, óculos de proteção e luvas.
- Não fumar, comer ou beber no laboratório.
- Faça apenas a experiência prevista; qualquer atividade extra não deve ser realizada sem a prévia consulta ao professor.
-Vidrarias trincadas, lascadas ou quebradas devem ser descartadas e o técnico ou responsável deve ser avisado.
-Não cheirar, tocar ou provar qualquer reagente. Lembre-se que a contaminação ocorre por inalação e/ou ingestão e/ou absorção pela pele.
-Os reagentes e soluções devem ser claramente identificados e as soluções apresentar data de preparo, validade e o nome do analista que a preparou;
-Todo acidente com reagentes deve ser limpo imediatamente protegendo-se se