Relatorio
Centro de Ciências e Tecnologia – CCT
Unidade Acadêmica de Física
Disciplina: Física Experimental I
Professora: Cleide/ Vera
-termômetro à gás a volume constante-
Aluna: Julliana Marques Rocha Costa
MATRÍCULA: 20511750
Campina Grande-PB. 1. Introdução
1. OBJETIVO
ESTE EXPERIMENTO TEVE COMO OBJETIVO ESTUDAR O COMPORTAMENTO DA PRESSÃO EXERCIDA POR UM GÁS (AR) EM FUNÇÃO DA SUA TEMPERATURA, A VOLUME CONSTANTE. ATRAVÉS DESSE ESTUDO, DETERMINAR A TEMPERATURA DO ZERO ABSOLUTO E O COEFICIENTE DE PRESSÃO ( DO GÁS EM UMA DADA TEMPERATURA.
2. material utilizado
FORAM UTILIZADOS NESSE EXPERIMENTO:
➢ Fogareiro; ➢ Kitassato; ➢ Becker; ➢ Termômetro; ➢ Manômetro de mercúrio; ➢ Suportes; ➢ Funil; ➢ Mangueiras; ➢ Válvula.
3. montagem
[pic]
2. PROCEDIMENTOS E ANÁLISES
1. pROCEDIMENTOS
Colocou-se água no Becker, e este sobre o fogareiro. Em seguida, o kitassato (que contém gás (ar)) foi mergulhado na água do Becker. Com a válvula do ramo direito do manômetro aberto, nivelou-se os dois ramos de mercúrio com a marca de referência. Em seguida, fechou-se a válvula. Com tudo pronto, ligou-se o fogareiro para aquecer o gás (ar) do kitassato. Para que o volume do gás no kitassato permaneça constante, manteve-se o menisco do mercúrio do ramo direito do manômetro sempre coincidindo com a marca de referência. Para isto, levantou-se o funil lenta e constantemente durante toda a experiência. Quando o termômetro do kitassato marcasse aproximadamente 32 0C, leu-se e anotou-se a temperatura (t) e a pressão manométrica ((h). Observou-se que as duas leituras deveriam ser simultâneas. Esperou-se que a temperatura variasse em mais