Relatorio
Fisiologia Geral
SISTEMA DIGESTÓRIO
Prof.Ms Maria Angela Figueiredo Tuma
O sistema digestório humano é formado por um longo tubo musculoso, ao qual estão associados órgãos e glândulas que participam da digestão. Apresenta as seguintes regiões; boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus.
DIGESTÃO E ABSORÇÃO DE NUTRIENTES
•
Os alimentos ingeridos devem percorrer o trato digestivo para serem digeridos e liberar os nutrientes numa forma disponível para absorção e circulação, e assim, distribuídos aos diferentes órgãos, tecidos e células
•
A maior parte dos nutrientes, contidos nos alimentos estão ligados em grandes moléculas, que desta forma não podem ser absorvidos, havendo a necessidade de serem reduzidas a moléculas menores: Carboidratos Proteínas Gorduras glicose aminoácidos ácidos graxos
Do momento em que é ingerido até seu aproveitamento, o ALIMENTO percorre um caminho de cerca de 9 metros passando pela:
BOCA, FARINGE, ESÔFAGO, ESTÔMAGO, INTESTINO DELGADO INTESTINO GROSSO ÂNUS
São órgãos acessórios ao trato gastrointestinal auxiliando a digestão: fígado, pâncreas e vesícula biliar
O trânsito dos alimentos consumidos não é uma queda no interior do trato digestivo, mas sim um processo mecânico e químico, controlado pelos sistemas Nervoso e Endócrino.
Inicialmente, na cavidade oral os movimentos são voluntários, seguidos por musculatura de controle involuntário, a partir do esôfago, chamados movimentos peristálticos. Estes movimentos ocorrem no esôfago, estômago e intestino.
A musculatura interna do trato digestivo é formada por músculos: anulares e longitudinais.
Bolo Alimentar
Os anulares comprimem o bolo alimentar facilitando a mistura com as secreções e os longitudinais empurram o bolo para frente e para trás, como um elástico.
Estômago
Início do intestino delgado
Acima, a representação do alimento sendo empurrado para o estômago;