RELATORIO
O gerador de Van der Graaff é uma máquina eletrostática, a máquina surgiu em 1929 e foi empregada na física para produzir tensões elevadas em aceleradores de partículas.
O gerador é composto de uma correia de material isolante, dois roletes, uma cúpula de descarga, um motor, duas escovas e uma coluna de apoio, onde essa coluna pode ser de acrílico ou PVC. O motor gira os roletes para ficarem eletrizados e atrair cargas opostas através das escovas. Já a correia transporta essa carga para a cúpula e a mesma faz com que a carga elétrica não gere campo elétrico sobre o rolete superior. O potencial pode atingir milhões de volts, em geradores maiores e centenas em geradores menores.
O experimento mais comum que acontece é o efeito de puxar os cabelos, porém há outras que nos mostra com mais clareza o efeito triboelétrico do gerador. (Figura 1: Gerador de Van der Graaff) (Figura 2: Funcionamento do Gerador)
2. OBJETIVOS
Compreender o funcionamento do gerador de Van der Graaff visualizando os efeitos do campo elétrico que é produzido pelo acúmulo de cargas em uma esfera oca metálica e a compreensão de como a carga se distribui em um objeto metálico.
Ao ser introduzido sua aceleração +/- 4 minutos até atingimos atrito necessário para gerar linhas de força através do mapeamento de campo elétrico gerado pela proteção de uma tensão ao aproximarmos um bastão metálico e observamos os raios ou descargas ocorridos devido ao acúmulo de atrito nas correias do gerador.
3. MATERIAIS E PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Materiais
1. Aparato de gerador de Van de Graaff
2. Fio para obter a circunferência
3. Trena
Procedimento experimental
Foi medido o comprimento C do equador da esfera e o diâmetro da cúpula. Fizemos a experiência ligando o gerador e aproximando o bastão, em seguida medimos a distância da descarga elétrica. (distância do bastão a cúpula), procedimento feito 3x.
4.