RELATORIO
Victor Augusto Braga Pereira
Orientador: Dr. Luiz Marcos Dezaneti
Formosa-GO, Julho de 2015
1. INTRODUÇÃO
Oscilações são movimentos que acontecem de forma a alternar e repetir as posições do sistema. Esses movimentos são comuns e estão presentes na natureza, ventos e terremotos são fenômenos naturais capazes de oscilarem uma superfície. Alterando a massa e elasticidade de um sistema, o período de oscilação desse sistema é modificado, desta forma é importante saber qual a dependência do período de oscilação com esses fatores.
Cada material elástico comporta-se de uma maneira particular ao ser aplicada uma força deformadora sobre ele. A deformação resultante varia de acordo com o módulo, a direção e o tipo de força aplicada. Desta forma, é de extrema importância conhecer a constante elástica de cada material, para que conheça o comportamento de cada objeto ao ser exercida uma força deformadora sobre ele.
2. OBJETIVO O experimento busca determinar o período de oscilação de um pêndulo, alterando a massa do sistema e a constante elástica das molas utilizadas. O cálculo do período de oscilação é feito pelo método dinâmico. Após determinar o período de oscilação, verificar a relação entre o mesmo e a massa do pêndulo e a constante elástica da mola. Outro objetivo do experimento é determinar as constantes elásticas das molas tanto pelo método estático, quanto pelo método dinâmico.
3. MATERIAL UTILIZADO
3.1 Suporte Universal;
3.2 Régua Milimetrada;
3.3 Molas Helicoidais;
3.4 Pesos Aferidos;
3.5 Balança semi-analítica;
3.6 Cronômetro;
3.7 Porta massas;
3.8 Proteção plástica de pesos.
4. ESQUEMA DE MONTAGEM 4.1 Apertar as garras do suporte universal em torno de um anel metálico capaz de sustentar a mola e os pesos; 4.2 Colocar uma das extremidades da mola helicoidal no anel metálico; 4.3 Na outra extremidade da mola, colocar o porta massas; 4.4 No porta massas, colocar a proteção plástica para que os pesos utilizados não