Relatorio
Materiais
-7 tubos de ensaio
-Pipetas de 5ml
-Béqueres de 50ml e 250 ml
-1 rolha para um dos tubos
-Suporte universal
-Papel filtro
-Argola de metal
-Corante azul de coomassie brilhante
-Corante vermelho Bordeaux
-Bacia de plástico com gelo
-Funil
-Etanol
-1-butanol
-Acetanilida
-Iodo (0,03%)
Métodos:
Miscibilidade de líquidos
Enumerou-se os tubos de ensaio de 1 a 6 e depois de terminada a enumeração, adiciona-se respectivamente 1,3ml , 2,3ml , 3,3ml de agua destilada, 4,3ml , 5,3ml de etanol e 6,3ml de 1-butanol. Adiciona-se então a cada tubo 3 gotas de corante, sendo os três primeiros de coloração azul e os outros de coloração vermelha. E por ultimo 1ml de etanol, 1ml de 1-butanol, 1ml de querosene, 1ml de 1-butanol, 1ml de querosene e 6ml de querosene, respectivamente. Com cuidado, agitaram-se todos os tubos de ensaio e deixaram em repouso para a verificação. Após o tempo de repouso verificou-se quais soluções são miscíveis, parcialmente miscíveis e imiscíveis e qual dentre os líquidos dos tubos de ensaio é mais denso.
Extração
Adiciona-se 3ml de uma solução saturada de iodo em um tubo de ensaio e cerca de 1ml de querosene. Fechou-se o tubo com uma rolha e então o agitou com cuidado para não molhar a rolha.
Precipitação
Adiciona-se 0,5g de acetanilicida em 4ml de etanol em um béquer e agitou-o ate a sua dissolução. Acrescentou-se então 20ml de agua destilada e agitou-se o liquido para deixa-lo cristalizar em banho de gelo.
Filtração
Dobrou-se um papel filtro e foi colocado em um funil de vidro. Colocou-se um béquer em baixo do funil com a ponta do funil encostada na parede do béquer. Usou-se o pissete para molhar o papel de filtro para fixa-lo no funil. Transportou-se o conteúdo do béquer contendo acetanilida, etanol e agua, para o filtro com um bastão de vidro. Após o termino da filtração, foi retirado o filtro com acetanilida seca e colocada em um frasco adequado.