relatorio
1.0 Introdução :
1.1 Usina Ruette
Antônio Celidônio Ruette, empresário tradicional do setor sucroalcooleiro, elegeu a região onde iniciou suas atividades agrícolas nos anos 70, para fundar sua empresa. Empreendedor determinado, não se apoiou em nenhum programa governamental e edificou sua empresa trocando seus laranjais por canaviais e créditos concedidos por cooperativas e fornecedores que acreditavam em seu potencial de administrador e em sua vida de luta e trabalho. A Usina Ruette iniciou suas atividades em 26 de maio de 1988, quando realizou sua primeira safra, produzindo 15.266.026 litros de aguardente. Após quatro safras, estruturou-se em seu real objetivo que sempre foi a fabricação de álcool carburante e outros fins. A produção da empresa é crescente a cada safra.
1.2 Áreas de Realização do Estágio: O estágio foi realizado na área do controle de qualidade envolvendo os laboratórios de cana, central e álcool, com atividades desenvolvidas em todos os laboratórios; além do acompanhamento dos processos de produção do açúcar e álcool.
2.0 Atividades desenvolvidas :
2.1 Análises do processo de fabricação do açucar :
No processo de moagem da cana ocorre à separação do caldo, o caldo primário com teor de sacarose mais elevado é preferencialmente destinado a produção de açúcar, já o caldo secundário à destilaria. Após o tratamento do caldo, como correção do pH e retirada de todas impurezas, ele é enviado aos evaporadores para que seu BRIX seja elevado de 13 ate 70, quando ocorre essa elevação e a retirada de cerca de 80% da água desse caldo, este segue para o setor de cristalização, onde é feita a concentração da sacarose e a adição de micros cristais de açúcar, também chamados de semente, que promovem a formação de cristais no caldo. Nas centrifugas que ocorre o restante da separação do caldo viscoso, chamado de mel. Este mel e diferenciado de acordo a pureza do caldo original. O mel pobre, com teor de pureza menor, após centrifugado e