relatorio
Prova 100 metros rasos
A prova 100 metros rasos é a prova mais importante de todo o esporte mundial.
A corrida toda é realizada em linha reta e a largada realizada com a ajuda dos blocos fixados na própria pista. A função do bloco é dar apoio ao atleta e proporcionar uma impulsão para as primeiras passadas.
Como curiosidade, os blocos são dotados de sensores para medir o tempo de reação de cada atleta em relação ao tiro de largada. Se o tempo entre o tiro e o primeiro movimento do atleta for menor que 0,1 segundo, a largada é considerada falsa. Um atleta olímpico reage com tempo entre 0,12 e 0,20 segundo.
A prova dos 100 metros rasos pode ser dividida em 5 etapas:
tempo de reação na largada aceleração velocidade máxima desaceleração chegada
Antes de correr os 100 metros, o atleta se encontra extremamente focado e concentrado. Ao se alinhar no bloco de largada, o organismo do atleta se prepara para “sofrer” nos próximos segundos. Ao sinal do tiro de largada, o atleta pressiona suas duas pernas contra o bloco e parte para a fase de aceleração. Durante a aceleração, cada passada pode receber até 3,5 vezes o peso do corpo de cada atleta.
Ainda com o tronco inclinado, o atleta usa toda sua força e técnica para aproveitar ao máximo cada passada. Já com uma postura ereta, a aceleração continua até cerca dos 60 metros, quando o atleta atinge a sua velocidade máxima na prova.Nos próximos 20 ou 30 metros, o atleta mantém uma corrida, chamada de voo, pois cada passada dura menos que 0,1 segundo e já não tem a mesma força que tinham na fase de aceleração. Com o avanço dos treinamentos e técnicas de corrida, a fase de desaceleração quase não existe mais. Atletas campeões já são capazes de cruzar a linha de chegada ainda com sua velocidade máxima.
A chegada pode fazer a diferença entre a consagração e a perda de uma medalha. A regra diz que o atleta completa a prova apenas quando seu tronco cruza a linha de chegada.