relatorio
Introdução
1ºCapítulo- O Museu
1- História de Ferreira de Castro
2- História do Museu Ferreira de Castro
2ºCapítulo- O Estágio
1- Primeiro dia
2- Dia-a-dia
3- O que aprendi
Conclusão
Anexos
Bibliografia
Introdução
Neste relatório vou abordar vários temas, nomeadamente a História de José Maria Ferreira de Castro e a História do museu que estão incluídos no Capitulo 1.
Já no Capítulo 2 vou falar também do dia em que cheguei, das atividades que exercia no meu dia-a-dia e do que aprendi.
1ºCapítulo- O Museu
1. História de Ferreira de Castro
José Maria Ferreira de Castro, nascido a 24 de Maio de 1898, em Oliveira de Azemeis, ficou orfão de pai apenas com 8 anos, tirando isso a sua infância foi igual há de tantas crianças camponesas.
Na sua escola, era educado pelo professor Portela que lhe ensinou o ABC e as elementares operações aritméticas, o necessário para a vida quotidiana.
A 7 de Janeiro de 1911 com apenas 12 anos, Ferreira de Castro embarcou em Leixões a bordo do vapor “ Jerôme”, com destino ao Pará.
Entre 1911-1914 viveu na casa de um conterrâneo que lhe tinha sido recomendado, e trabalhou como caixeiro num armazém.
Durante esse tempo, graças a contos e crónicas que lia nos jornais, inspirou-se e redigiu o seu primeiro Romance “ Criminoso por Ambição” em 1916.
Quando regressou a Lisboa, viveu tempos de grandes dificuldades. Com alguns apoios financeiros decide fundar “Lusa” e que teve como colaborar Machado Santos.
Em 1930 escreve o Romance que o tornaria o escritor português mais conhecido internacionalmente. “ Selva”, é um livro que tem como personagem principal o “inferno verde” que subjuga os serigueiros, a par da exploração a que são vítimas, tornando-o assim o escritor português mais conhecido internacionalmente.
Resumindo um pouco pois Ferreira de Castro teve uma longa e preenchida vida, ele recebeu um águia de oiro, esteve nomeado para dois prémios Nobel, recebeu