relatorio
O Movimento Retilíneo Uniforme, conhecido de forma abreviada por MRU, é o mais simples movimento que se pode existir: tem apenas duas variáveis – a posição e o tempo. Um corpo que se desloca em trajetória retilínea e possui velocidade com módulo constante (aceleração nula) está em MRU.
O movimento retilíneo uniforme pode ser dividido em progressivo e retrógrado, sendo que no movimento progressivo, o móvel caminha a favor da orientação da trajetória, seus espaços crescem no decurso do tempo e sua velocidade escalar é positiva. Já no movimento retrógrado, o móvel caminha contra a orientação da trajetória, seus espaços decrescem no decurso do tempo e sua velocidade escalar é negativa.
O movimento MRU é regido pela primeira lei de Newton que diz: Um corpo permanece no seu estado de repouso ou movimento retilíneo uniforme, a menos que seja obrigado a mudar esse estado pela atuação de uma força resultante diferente de zero.
Neste experimento para se estudar um MRU, usa-se o movimento de um carro sobre um trilho de ar, esse tipo de equipamento é projetado para minimizar as forças de atrito, fazendo com que o carro se desloque sobre um jato de ar comprimido, o que elimina o contato direto entre o carro e a superfície do trilho, no qual ele desliza.
Para o MRU, temos a Função Horária - a posição em função do tempo: , onde: é a posição do móvel no instante t, é a velocidade, e é a sua posição no tempo t = 0.
2. OBJETIVOS O objetivo foi investigar o movimento descrito pelo corpo isento de aceleração através de medidas de tempo.
3. MATERIAIS E PROCEDIMENTOS UTILIZADOS
3.1. Material utilizado
1 trilho 120 cm;
1 cronômetro digital multifunções com fonte DC 12 V;
2 sensores fotoelétricos com suporte fixador (S1 e S2);
1 eletroímã com bornes e haste;
1 fixador de eletroímã com manípulo;
1 chave liga-desliga;
1 y de final de curso com roldana raiada;
1 suporte para massas aferidas -