Relatorio
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
CAMPUS MEDIANEIRA
DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL
PROFESSOR: Dr. IVONEI OTTOBELLI
TURMA: ENGENHARIA DE ALIMENTOS – A11
ACADEMICOS: ELIS WEISS
LAYS MARANSATTO RODRIGUES
VICTOR LOSSAVARO
ESTUDOS DAS REAÇÕES QUÍMICAS. MEDIANEIRA
2013
* INTRODUÇÃO
O processo pelo qual espécies químicas transformam-se em outras diferentes é que se chama de reação química. As espécies originais são chamadas reagentes e as que resultam após a reação são os produtos.
Numa reação de síntese, partimos de mais de um reagente e obtemos um único produto. Na reação de decomposição, obtemos mais de um produto a partir de um único reagente. Nas reações de simples troca ou deslocamento, uma substância simples reage com uma substância composta, deslocando desta última uma nova substância simples. Nas reações de dupla troca, dois reagentes permutam seus íons ou radicais entre si, dando origem a dois novos compostos. Nas reações de oxiredução ocorre a troca de elétrons entre as espécies reagentes. As espécies que cedem elétrons são redutoras, e as que recebem elétrons são oxidantes. Em muitas reações químicas há desprendimento de calor: são reações exotérmicas. Quando o calor é absorvido, a reação é endotérmica.
* OBJETIVO
Este experimento, tem por finalidade, identificar os diferentes tipos de reações Química, classificar, e equacionar essas reações.
* MATERIAIS UTILIZADOS:
- Estantes com tubos de ensaio - Pipetas de 1,0 mL, 5,0 mL e 10 mL - Espátula - Béquer de 100 mL - Provetas de 50 mL e 10 mL - Termômetro - Bastão de vidro
* SUBSTÂNCIAS:
- Solução de cloreto de sódio 0,1 M - Solução de iodeto de potássio a 0,1 M - Solução de brometo de potássio 0,1 M - Magnésio em fita - Solução de cloreto de ferro III a 3% - Solução de amido - Solução de hidróxido de sódio a 10% - fenolftaleína