Relatorio
Centro de Ciências Exatas e Tecnologia
Práticas de Química – QUI209 – Professor: Almir Luis Brancher
PADRONIZAÇÃO DO NaOH E DETERMINAÇÃO DO ÁCIDO ACÉTICO NO
VINAGRE
Diógenes Lima Fontes – 14/06/2012
Caxias do Sul, 11 de Junho de 2012.
Objetivo: Determinar a quantidade de ácido acético presente no vinagre.
Introdução Teórica:
O ácido acético é um ácido orgânico com a fórmula estrutural CH3COOH que se produz pela fermentação (oxidação) do álcool etílico, por ação da bactéria Acetobacter aceti. É consumido na forma alimentícia como vinagre, que é uma solução diluída do acido acético glacial. O vinagre é considerado um condimento, pois a sua principal finalidade é atribuir gosto e aroma aos alimentos, a quantidade indicada para consumo deve estar entre 4% e 6% de ácido acético de acordo com a legislação brasileira. Quando ingerido em excesso o ácido acético pode provocar irritação severa da mucosa da boca e do trato gastrintestinal, como vômito, hematêmese, diarréia, colapso circulatório, uremia e morte, além da erosão do esmalte dentário, bronquite, irritação ocular. Por esses motivos torna-se necessário a sua quantificação nos produtos que o possuem como componente, sendo, portanto o objetivo deste trabalho determinar a porcentagem de ácido acético em amostras de vinagre.
Procedimentos:
Após montarmos o equipamento, pipetamos 5 Ml de biftalato de potássio 0,1 mol/L em um erlenmeiyer de 125mL, adicionamos 20 mL de água destilada para aumentarmos o volume da solução, em seguida adicionamos 3 gotas de fenolftaleína.
Calibramos a bureta com a solução de NaOH, e sob agitação, adicionamos na forma de gotejamento, a solução de Hidróxido de Sódio. Observamos que a cada gota de NaOH que era adicionada na solução (sob agitamento), ficava brevemente com uma cor rosada, que muito rapidamente era diluída na solução. Continuamos adicionando o Hidróxido de