relatorio
1ª SERIE A
TÍTULO DO RELATÓRIO
Nome completo do aluno 1 RA 1234567890
Nome completo do aluno 2 RA 1234567891
Nome completo do aluno 3 RA 1234567892
Nome completo do aluno 4 RA 1234567893
Nome completo do aluno 5 RA 1234567894
MATÉRIA
Profª.: Nome do Professor
Matão - SP
2013
sumário
1. RESUMO.
O principal documento para avaliar uma pratica de laboratório é o relatório. Um relatório é um documento técnico que descreve um problema e o estudo realizado para resolvê-lo.
O resumo de um relatório deve conter, no máximo, meia página (2 a 3 parágrafos) Idealmente, não deve ultrapassar 300 palavras, pois este é um parâmetro de aceitação de resumos para congressos. Deve enunciar, brevemente, os tópicos teóricos envolvidos, o problema estudado, os métodos utilizados e os principais resultados obtidos. Não deve ser generalista e sim, apresentar frases curtas e diretas. Quando for o caso, apresentar os principais resultados numéricos.
2. OBJETIVOS.
Normalmente, os objetivos já foram previamente estabelecidos pelo roteiro do experimento a ser executado. No entanto, o desenvolvimento do trabalho experimental pode levar à modificação destes ou à inclusão de novas metas. Assim, no relatório final, todos os objetivos e metas a atingir devem ser esclarecidos neste item.
3. INTRODUÇÃO.
Em geral, a introdução deve ocupar, aproximadamente de 30 a 40% do espaço do relatório. Deve trazer o embasamento teórico relacionado ao conteúdo estudado e começar abordando o assunto de forma ampla, dando uma perspectiva geral do problema em estudo. À medida que for progredindo, a introdução deve ir focando o assunto especifico do experimento, até abordar a área em concreto tratada no relatório.
Por exemplo, no experimento 1 de química, sobre a separação de mistura, o tema abordado de forma mais ampla é sobre processos de separação de misturas (são vários os processos que visam separar os componentes de