RELATORIO
1- OBJETIVOS
2- INTRODUÇÃO
3- PARTE EXPERIMENTAL (1,1 MATERIAL; 1,2 REAGENTES; 1,3 PROCEDIMENTOS )
4- RESULTADOS EXPERIMENTAIS / CALCULOS
5- CONCLUSÃO
6- REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
Um relatório é um conjunto de informações utilizado para reportar resultados parciais ou totais de uma determinada atividade, experimento, projeto, ação, pesquisa, ou outro evento que esteja finalizado ou em andamento.
Quando se trata de um trabalho acadêmico, pode ser elaborado com referência a pesquisa original, ou apresentar estudo bibliográfico. Visa comumente apresentar o andamento de trabalhos junto a órgãos financiadores e fiscalizadores, pode ser etapa de estágio ou pesquisa. Nesse caso, é submetido às comissões e conselhos dos órgãos competentes, ou do evento, que decidem sobre o mérito.
Normalmente utiliza-se formatação padronizada, o que no entanto pode ser flexibilizado caso o âmbito do mesmo seja interno ao setor executante ou grupo a que este último pertence.
A dificuldade na criação de um relatório, é normalmente proporcional à complexidade e amplitude do assunto abordado. Em situações deste tipo, criar sub-relatórios pode ser uma boa alternativa.
O relatório deve conter:
1.Identificação do operador- nome do aluno ou dos alunos; identificação da turma.
1.Data
2.Introdução- deve indicar o objectivo do trabalho, qual o método utilizado; pode conter um resumo teórico do assunto sobre o qual se realizou a experiência.
1.Material- enumeração dos diversos tipos de material utilizado ( químico, físico e biológico ).
1.Reagentes/produtos- indicar o nome dos reagentes/ produtos e, no caso de soluções, também a respectiva concentração.
1.Procedimentos- deve indicar a descrição exacta de como foi feita a experiência, numa sequência correcta; pode ser incluído um esquema de montagem com a respectiva legenda.
1.Registo de observações - indicar o registo de todas as leituras e/ou observações efectuadas, podendo estas ser