relatorio
INSTITUTO METROPOLITANO DE ENSINO – IME- MANAUS
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
O TRABALHO DO SERVIÇO SOCIAL NO PROCESSO DE ADOÇÃO DE CRIANÇAS SORO POSITIVO NA INSTITUIÇÃO CASA VHIDA.
Manaus
2014
O TRABALHO DO SERVIÇO SOCIAL NO PROCESSO DE ADOÇÃO DE CRIANÇAS SORO POSITIVO NA INSTITUIÇÃO CASA VHIDA.
Projeto de Pesquisa apresentado na faculdade metropolitana de Manaus- fametro como requisito parcial para obtenção de notas na disciplina de elaboração de projeto.
Prof.ª. Lindoneide Paredio
Manaus
2014
1. JUSTIFICATIVA
O Trabalho de Serviço Social no Brasil foi reconhecido em 1953 e a profissão foi regulamentada em 1957 com a lei 3252. A profissão manteve um viés conservador, de controle da classe trabalhadora, desde seu surgimento até a década de 1970. Com as lutas contra a ditadura e pelo acesso a melhores condições de vida da classe trabalhadora, no final dos anos 1970 e ao longo dos anos de 1980, o Serviço Social também experimentou novas influências: a partir de então, a profissão vem negando seu histórico de conservadorismo e afirma um projeto profissional comprometido com a democracia e com o acesso universal aos direitos sociais, civis e políticos (cf., dentre outros, Yamamoto e Carvalho, 1995; Netto, 1996; Pereira, 2008).
O profissional de serviço social realiza um trabalho essencialmente socioeducativo e está qualificado para atuar nas diversas áreas ligadas á condução das politicas públicas e privadas, tais como planejamento, organização, execução, avaliação, gestão, pesquisa e assessoria. O trabalho tem como principal objetivo responder ás demandas dos usuários dos serviços prestados, garantindo o acesso aos direitos assegurados na constituição federal de 1988 e na legislação complementar. Para isso, o assistente social utiliza vários instrumentos de trabalho, como entrevistas, analises sociais, relatórios, levantamentos de