relatorio
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO
ESCOLA ESTADUAL ANA LIBÓRIA
RODAS DENTADAS
BOA VISTA-RR
JULHO 2014
ADRIANE SILVA
ANTONIO
GABRIEL SILVA
LUANE DUARTE
MELISSA MARA
1ºANO ENS. MÉDIO TURMA: 106
PROFESSOR: ERONILDO C. CASTRO
DISCIPLINA: FÍSICA
RODAS DENTADAS
BOA VISTA-RR
JULHO 2014
1.RESUMO
As engrenagens, também chamadas rodas dentadas, são elementos básicos na transmissão de potência entre árvores. elas permitem a redução ou aumento do momento torço, com mínimas perdas de energia, e aumento ou redução de velocidade, sem perda nenhuma de energia, por não deslizarem. a mudança de velocidade e torção é feita na razão dos diâmetros primitivos. aumentando a rotação, o movimento torsor diminui e vice-versa. Assim, num par de engrenagens, a maior delas terá sempre rotação menor e transmitirá momento torso maior. A engrenagem menor tem sempre rotação mais alta e momento torsor menor.
O movimento dos dentes enter si processa-se de tal modo que no diâmetro primitivo não há deslizamento, havendo apenas aproximação e afastamento. nas demais partesdo flanco, existe ação de deslizamento e rolamento. daí concluiu-se que as velocidades periféricas (tangenciais) dos círculos primitivos de ambas as rodas são iguais (lei fundamental do dentado). Tipos de rodas dentadas cílidrica de dentes retos são dispostos paralelamente entre si e em relação ao eixo. É o tipo mais comum de engrenagem e o de mais baixo custo.
2. JUSTIFICATIVA
Promover mudanças em sua organização, a partir do projeto político pedagógico da escola de modo a oferecer um atendimento educacional com qualidade a todos os alunos, eliminando barreiras, existentes entre a física e a comunicação.
3. OBJETIVOS
O objetivo em mente é mostrar o projeto das rodas dentadas ou engrenagem passo a passo, explicar detalhadamente como fazer e entender. Para