relatorio
Instituto Politécnico da Universidade Católica de Minas Gerais
Departamento de Engenharia Elétrica
Curso de Engenharia Elétrica
Relatório de Laboratório de Eletromagnetismo
Participantes:
Igor Araujo
Rafael Tavares
Marina Ribeiro
Gustavo Santos
Objetivos do Experimento
O torque exercido sobre um dipolo magnético colocado sob a influência de um campo magnético pode ser usado para o cálculo do momento de dipolo. Para isso será usado o fato de que o torque exercido por uma balança de torção sobre um imã ( dipolo magnético ) estará em equilíbrio com o torque exercido pelo campo magnético no próprio imã.
1ª parte: Calibração da balança de torção
Calcular o coeficiente de torção da balança, a partir do seu período de oscilação e do momento de inércia do corpo em relação ao eixo de rotação.
Para determinar o período de oscilação, colocamos a vareta no rotóide e o deixamos oscilando. Medimos o tempo necessário para que ocorressem vaias oscilações e calculamos o tempo necessário para que ocorresse uma oscilação completa.
Para o tempo de 1 minuto foram observados 19 ciclos completos.
0,32 c/s = 3,16 s
2ª parte: Cálculo do momento de dipolo magnético
1 – montar e preparar a balança de torção alinhando todo o conjunto de modo que o imã fique ao longo do campo magnético terrestre.
2 – Medir o ângulo de desvio, utilizando um pequeno espelho fixo no rotóide. Um feixe de luz, incidindo no espelho, deverá ser refletido sobre uma escala graduada para a determinação de :
= ½ arctg x/h
Medir o ângulo , usando uma corrente de 0,2 A e repetir esse procedimento para outros valores de corrente, registrando os dados na tabela abaixo:
Dados obtidos ( Tabelas e gráficos )
Com uma corrente de 0,2 A meça o ângulo α. Repita este procedimento para outros valores de corrente e anote os dados na tabela a seguir. Para o cálculo do