relatorio
ENGENHARIA QUÍMICA
BRUNA SCHINEIDER
JÔNATAS MELO DE CARVALHO
LAMARA FAÉ SCHINEIDER
PRÁTICA 4: PERFIL DE TEMPERATURA EM SÓLIDOS
LINHARES
2013
FACULDADE PITÁGORAS DE LINHARES
ENGENHARIA QUÍMICA
BRUNA SCHINEIDER
JÔNATAS MELO DE CARVALHO
LAMARA FAÉ SCHINEIDER
PRÁTICA 3: PERFIL DE TEMPERATURA EM SÓLIDOS
LINHARES
2013
SUMÁRIO
1 OBJETIVO
A prática teve como objetivo determinar experimentalmente os perfis de temperatura em regime permanente de duas barras metálicas cilíndricas de matérias diferentes e determinar a condutividade térmica dos materiais.
2 FUNDAMENTOS TEÓRICOS
2.1 Modos de Transferência de Calor
Existem diferentes processos através dos quais o calor é transmitido, estes processos são denominados modos de transferência de calor, que são: condução, convecção e radiação, dentre os quais serão focados neste relatório apenas os dois primeiros.
2.1.1 Condução
Transferência de calor por condução é o processo pelo qual ocorre a transferência de partículas mais energéticas para as menos energéticas de uma substância devido às interações entre as partículas, ou seja, o calor flui de uma região de temperatura mais alta para outra de temperatura mais baixa dentro de um meio (sólido, líquido ou gasoso) ou entre meios diferentes em contato físico direto. A quantificação de processos de transferência de calor torna-se possível por meio de equações de taxa apropriadas, que podem ser usadas para calcular a energia transferida por uma determinada unidade de tempo. No caso da condução térmica, a equação da taxa é conhecida como lei de Fourier, ou lei da condução térmica.
A lei de Fourier foi desenvolvida pelo físico Jean-Baptiste Joseph Fourier a partir de fenômenos observados em que diferentes temperaturas nas extremidades de uma barra metálica faziam com que a temperatura variasse linearmente por toda a barra,