Relatorio
(Prática III)
1 - Introdução
O preparo e a padronização de soluções são procedimentos de extrema importância para que haja um bom processo de uma análise quantitativa, uma vez que as soluções são preparadas a partir da pesagem do soluto e a sua dissolução no solvente, podendo-se assim, obter a sua concentração. Essas são as chamadas “solução padrão”.
Um reagente considerado adequado para o preparo de uma solução padrão deve estar de acordo com as seguintes exigências:
• deve ser de fácil obtenção, de fácil purificação, secagem e a sua preservação em estado puro;
• deve ser inalterável no ar durante a pesagem;
• a substância deve poder ser testada para impurezas por ensaios qualitativos e por outros testes de sensibilidade conhecida;
• o padrão deve ter massa molecular relativamente elevada, para que os possíveis erros de pesagem possam ser ignorados;
• a substância deve ser solubilizada com facilidade nas condições de testes;
• a reação com a solução padrão deve ser estequiométrica e praticamente instantânea.
São exemplos destas substâncias, o carbonato de sódio Na2CO3, o bifitalato de potássio KHC8H4O4, oxalato de sódio Na2C2O4, o cloreto de potássio KCl, o cloreto de sódio NaCl, entre outros.
Uma solução de NaOH pode ser padronizada por titulação de uma solução contendo um ácido que constitui o padrão primário. O ácido geralmente é o bifitalato de potássio (KHC8H4O4), que reage com a solução de NaOH de acordo com a reação abaixo: C8H5KO4 (aq.) + NaOH (aq.) ----> NaC8H4KO4 (aq.) + H20
O processo da adição da solução padrão até que a reação esteja completa, é chamado de titulação. A titulação é uma das técnicas universais da química que é largamente utilizada na determinação da concentração de um soluto.
A titulação pode ser do tipo ácido-base, na qual um ácido reage com uma base; Pode ser do tipo redox, na qual a