relatorio
RELATÓRIO DAS AULAS PRATICAS
Determinação do grau de floculação do solo
Salinas
2013
RAFAEL RODRIGUES MARGUÊS
RELATÓRIO DAS AULAS PRATICAS
Determinação do grau de floculação do solo
Relatório apresentado como parte da exigência do plano de aula da disciplina de biologia curso bacharelado em biologia .
Salinas Mg
Novembro/2011
INTRODUÇÃO
. A textura é estudada pela análise granulométrica e representa a proporção relativa das frações areia, silte e argila do solo (KLEIN, 2008). É uma característica intrínseca ao mesmo, não podendo, portanto, ser alterada. O processo de separação das partículas do solo em classes granulométricas é realizado através da dispersão da parte sólida do solo em meio líquido por meio de agitação mecânica. O tempo de agitação pode ter grande influência na dispersão das partículas e, consequentemente, na composição granulométrica. (CHAGAS, 2010).
Existem diferentes métodos para determinar grau de floculação do solo. O mais utilizado e confiável é o método de pipetagem, que consiste na retirada das partículas de argila dispersadas na solução da agua presentes na parte superior da proveta.
O objetivo desse relatório foi descrever os processos e determinar o grau de floculação do solo das amostras de solo coletado na palma, manga e mandioca bananal da área experimental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Guanambi.
MATERIAL E MÉTODOS
Para a realização da pratica e determinação das amostras, foi utilizado os seguintes materiais:
A) Proveta de 1L;
B) Pisseta com agua;
C) Pipeta de 25mL ;
D) Pipetador automático;
E) Agitadores mecânico e manual;
F) Solução dispersante;
G) (TFSA);
H) Becker;
I) Funil;
J) Destorroador;
L) Garrafas pet 350 mL;
Preparo das amostras para