relatorio
Cristal Brêda
Douglas Tenório
Gabriel Rosa
Igor Rafael
Consciência e cultura
Maceió-AL, 2011
COLÉGIO MARIA MONTESSORI
Consciência e cultura
Maceió-AL, 2011
SUMÁRIO
1. Introdução
Este trabalho elabora a idéia de consciência e cultura que são muito importantes tanto para o nosso crescimento pessoal quanto para o profissional. Consciência e cultura são pensamentos distintos mais que estão sendo juntamente utilizados hoje em dia devido à grande quantidade de fatos que estão se passando em nossa sociedade.
2. Desenvolvimento
Consciência e cultura são idéias distintas mais que estão conectadas no meio em que vivemos hoje devido ao grande numero de ocorrências em que ambas estão relacionadas negativamente a presentes acontecimentos.
O conceito de cultura é bastante complexo. Podemos o definir como a rede de significados que dão sentido ao mundo que cerca um indivíduo, ou seja, a sociedade. Essa rede engloba um conjunto de diversos aspectos, como crenças, valores, costumes, leis, moral, línguas, etc. Nesse sentido, podemos chegar à conclusão de que é impossível que um indivíduo não tenha cultura, afinal, ninguém nasce e permanece fora de um contexto social, seja ele qual for.
A consciência é a percepção imediata do sujeito daquilo que se passa, dentro ou fora dele. É talvez uma das maiores fontes de problemas de toda a filosofia, por ser ao mesmo tempo o fato mais básico e também o que traz mais dúvidas quanto ao que na realidade é. De acordo com Descartes, a consciência surge como fundamento e modelo de todo o conhecimento. Através dela sabe-se que se existe e que se é, ou seja, uma coisa pensante, uma alma separada do corpo.
3. Conclusão
Nesse breve resumo que acabamos de relatar que consciência e