relatorio
AULA PRÁTICA DE FISIOLOGIA VEGETAL
Experimento 1:
TÍTULO: Estimativa do potencial hídrico em tubérculos de batata
OBJETIVO: determinar o potencial hídrico de tubérculos de batata utilizando o método de mudança de peso do tecido.
MATERIAIS UTILIZADOS:
Soluções de sacarose de 0,1; 0,5 e 1,0 M
Água desionizada
Batatas
4 béqueres de 50 mL
Balança
Etiquetas
Estilete
Termômetro
Papel toalha
Pinça
METODOLOGIA:
1. Registrar a temperatura de uma das soluções após o equilíbrio com a temperatura ambiente (converter para K = °C + 273)
2. Etiquetar os béqueres de 1 a 4. Colocar no béquer 1 água desionizada; no béquer 2 a solução de sacarose 0,1M; no béquer 3 a solução sacarose de 0,5M; e no béquer 4 a solução 1 M.
3. Cortar 6 discos de batatinha de mesmo diâmetro e mesma espessura. Lavar os discos e secá-los rapidamente em papel toalha. Pesar 2 discos e colocar no béquer 1, anotar o peso. Faça o mesmo procedimento para o béquer 2, 3 e 4.
4. Após 30 minutos, retirar, lavar, secar e repesar os discos, anotar o novo peso e calcular a diferença de peso. Repetir este mesmo procedimento após 30 minutos.
RESULTADOS: anotar os resultados; calcular o ganho ou perda de peso das amostras como percentagem do peso inicial; fazer o gráfico relacionando a percentagem de ganho ou perda de peso em função das concentrações de sacarose utilizadas; encontrar a concentração de equilíbrio entre a solução e a batata utilizando a equação da reta do gráfico; e calcular o potencial hídrico da batata (s da solução = w da batata) utilizando a fórmula abaixo:
s = - C.R.T
Em que: C = concentração molal (moles por kg de água); R = constante universal dos gases (0,00831 kg MPa mol-1 °K-1); T = temperatura absoluta (°C + 273)