relatorio
Campus Catalão
EXPERIMENTO 4 :
Ácidos e Bases
Catalão – GO
1. Introdução
Duas das mais importantes classes de compostos em toda química são os ácidos e as bases. Eles participam de um número imenso de reações e procedimentos analíticos nos laboratórios, nas industrias e nos organismos vivos. (ATIKINS & JONES,2011)
Ácidos e bases são componentes tão importantes na química que temos muitas variações de teorias para descreve-las, porém as mais utilizadas são as de Brnsted-Lowry e a teoria de Lewis. Bronsted-Lowry nos da por definição que ácido é um doador de próton e base é um aceitador de prótons. (ATIKINS & JONES,2011)
Prótons no caso, refere-se ao íons hidrônios (H+).Nos ácidos esse próton realiza uma transferência, denominada reação de transferência, que o próton passa de uma molécula para outra, um exemplo é a reação a seguir:
HCl(aq) + H2O(e) → H3O+(aq) +Cl - (aq)
Nesse caso dizemos que aconteceu uma desprotonação, ou seja, a molécula de HCl fica desprotonada. Para as bases de Brnsted-Lowry, acontece o inverso, a protonação onde uma substância aceita o protón. Pares livres de elétrons da base ligam-se aos prótons, como ocorre na reação a seguir:
NH3(aq)+ H2O(e) → NH4+(aq) + OH –(aq)
Diz-se que a molécula de amônia ficou protonada. Lewis dá uma teoria mais abrangente sobre ácidos e base. Por definição, um ácido de Lewis é um aceitador de par de elétrons, e uma base é um doador de par de elétrons (ATIKINS & JONES,2011).`Átomos e íons de metais podem agir como ácidos de Lewis, pois eles podem aceitar um par de elétrons. Base de Lewis são substâncias que podem utilizar um par de elétrons para formar ligações com o protón, como o íon oxido e a amônia.
2. Objetivo
O experimento tem como por objetivo comprovar experimentalmente as propriedades dos ácidos-bases e identificar uma solução ácida ou básica através dos indicadores.
3. Parte Experimental
3.1