Relatorio
O objetivo do presente experimento é construir um circuito elétrico onde se contem resistores em serie e em paralelo, e realizar medidas de tensão e de corrente elétrica. Mediante as medições realizadas de tensão e corrente, deve-se defrontar os valores obtidos teoricamente com os valores obtidos na prática e com isso discutir os possíveis resultados.
Introdução
De uma maneira geral, denomina-se circuito elétrico o conjunto de caminhos que permitem a passagem de corrente elétrica, no qual aparecem outros dispositivos elétricos ligados a um gerador.
Pelo circuito, percorre uma corrente elétrica. A corrente elétrica pode ser definida como um fluxo ordenado de elétrons. Sabe-se que microscopicamente os elétrons se comportam de maneira caótica em um material ôhmico. Para organizar o fluxo de elétrons há a necessidade de uma fonte de ddp (diferença de potencial). Analogamente a mecânica, a tensão força os elétrons a se ordenarem no sentido de diminuição da energia. Por definição, o sentido da corrente elétrica é contrário ao sentido de movimento dos elétrons.
Matematicamente a intensidade de corrente elétrica é definida por: Convencionou-se a representar a intensidade de corrente elétrica pela letra i. A unidade de i no SI é o Ampére (A). Para representar a tensão elétrica utiliza-se a letra U. A tensão elétrica é medida em Volts (V).
Tensão (U) e intensidade de corrente elétrica (i) se relacionam pela equação: Onde: R Resistência Elétrica
PARALELO: Na associação de resistores em paralelo, dois ou mais resistores são ligados de modo que todos estejam ligados ao mesmo nó. Neste tipo de associação, a corrente elétrica que percorre os resistores é diferente.
SÉRIE: Na associação de resistores em série, dois ou mais resistores são ligados, de modo que só tenham em comum um único ponto par. Neste tipo de ligação, a corrente percorrida por todos os resistores da associação é a mesma. Neste tipo