Relatorio
Resumo
No laboratório foram calculadas cinco questões teóricas sobre a lei de Hooke e seus conceitos de força elastica , desvio padrão e funções. Os resultados obtidos com a ajuda do professor,foi de grande importancia para entender na prática de como irei aplicar futuramente.
Introdução
Relatei os experimentos que fiz na aula de laboratório juntamente com os colegas de sala e o professor que usou essa aula melhor entendimento dos conceitos de força elástica.
Um dos objetivos deste experimento é o de apresentar os fenômenos básicos das forças através de experiências simples realizadas com materiais disponíveis em laboratório.
Para a elaboração foi usado como base as, esboçamos equações, ilustrações e citações, para melhor entender de que forma isso pode ser usado nos âmbitos da Engenharia Civil. As equações foram elaboradas de acordo com os exercícios e explicações feitas em sala de aula.
Fundamentação Teórica
A lei de Hooke basicamente considera que uma mola possui uma constante elastica.Essa constante tem um certo limite,onde a deformação da mola se torna permanente.Até no limite onde a lei é válida,a mola pode ser comprimida ou elongada,retornando a mesma posicão. Uma mola no estado relaxado, ou seja, nem comprimida nem alongada. Uma das extremidades esta fixa a esquerda, e um objeto que se comporta com uma partícula, um bloco, por exemplo esta preso na outra extremidade. Se alongar a mola puxando o bloco para direita, a mola puxa o bloco para esquerda. Se comprimir a mola empurrando o bloco para a esquerda, a mola empurra o bloco para a direita.
Como uma boa aproximação para muitas molas, a força F, é proporcional ao deslocamento d da extremidade livre a partir da posição que ocupa quando a mola esta no estado relaxado.
A força elástica é dada pela equação
F = -k.d
Segundo halliday e resnick a equação é conhecida como lei de Hooke em homenagem a Robert Hooke, cientista inglês do final do