relatorio
ATIVIDADE FÍSICA E ESPORTIVA NA NATUREZA
PROF. LÍVIA TENORIO BRASILEIRO
Recife, 2013
PROJETO AVENTURA ADAPTADA
1. Identificação.
Um projeto inovador onde uma empresa privada junto ao Ministério de Turismo busca quebrar barreiras e mostrar um novo mundo as pessoas com deficiência reunindo pessoas com deficiências física, sensorial e mental. Entre eles, amputados, paraplégicos, tetraplégicos, deficientes visuais, pessoas com paralisia cerebral e com Síndrome de Down.
Esse projeto Terá a duração de três dias, escolhendo a sexta-feira, sábado e domingo como os dias propícios para a realização das atividades, que exclusivamente só serão feitas em horário diurno (manha e tarde).
Sendo escolhida a cidade de Escada, que se localiza a 60 km da capital pernambucana – Recife. Sendo o primeiro destino totalmente adaptado de Pernambuco, servindo de modelo para as demais cidades do estado. Servindo pra as atividades adaptadas e também como ponto turístico.
O projeto será realizado sempre no período do início do verão, por questões metodológicas e também por questões de segurança dos participantes, pois nessa estação do ano o ambiente a ser explorado, fica seco e não escorregadio. Visando a maior participação dos participantes.
2. Justificativa.
A criação dessa acessibilidade a natureza é o primeiro passo para real inclusão de portadores de vários tipos de deficiência, a explorar esportes de aventura, onde nunca se poderia imaginar essa proeza, essa oportunidade sendo dada graças à realização do projeto Aventura Adaptada. Proporcionando as adaptações necessárias para viabilizar a prática das atividades de aventura por esse imenso público até então abandonado. Além das adaptações físicas, como o desenvolvimento de matérias para a maior segurança para cada tipo de deficiência, também foram criados condutas e procedimentos de comunicação alternativa para