Relatorio
Nome : Caroline Teixeira
N° : 07
Turma: 2° m1
Introdução
Em Química, solução é o nome dado a dispersões cujo tamanho das moléculas dispersas é menor que 1nanometro (10 Angstrons). A solução ainda pode ser caracterizada por formar um sistema homogêneo (a olho nu e ao microscópio), por ser impossível separar o disperso do dispersante por processos físicos.
As soluções são compostas por moléculas ou íons comuns. Podem envolver sólidos, líquidos ou gases como dispersantes (chamados de solventes – existentes em maior quantidade na solução) e como dispersos (solutos). A solução também pode apresentar-se nesses três estados da matéria.
É importante destacar que soluções gasosas são formadas apenas por solvente e soluto gasosos.
Objetivos da aula:
* Compreender o conceito de soluto, solvente e solução. * Caracterizar o comportamento de soluções, identificando a ação de diferentes solutos e solventes. • Identificar aspectos associados ao calor durante o processo de solubilização.
Parte experimental
1- Solução Supersaturada
a) Dissolver, em um tubo de ensaio, 1g de acetato de sódio anidro, CHCOONa, ou 1,5g de acetato de sódio hidratado, CH ,COONa.3H O, em cerca de 0,5mL de água. Aquecer até a solubilização total. Resfriar o tubo sem agitar e, em seguida, adicionar um pequeno cristal de acetato de sódio e observar. Explicar o ocorrido. Inicialmente ocorre uma reação endotérmica pois a solução ficou mais fria e depois ocorre uma reação exotérmica pois a solução ficou mais quente.
b) Solubilizar novamente o acetato de sódio por aquecimento e resfriá-lo sem agitação. Atritar, com um bastão de vidro, as paredes internas do tubo e observar, comparando com os resultados do item anterior.
O líquido cristaliza, mas mantém a temperatura quente.
c) Verifiquem, em um manual de laboratório, as propriedades físicas do acetato de sódio e, em especial, a