Relatorio
* Professora: Michele * Turma: 2° Semestre B * Integrantes: Rochelly Matos ...
11 de Junho 2013 em Fortaleza-Ce
Introdução
Iremos abordar um assunto um tanto quanto desconhecido cujo tema é Espirometria, ao longo desta pesquisa iremos conhecer os significados e aprimorar acerca de detalhes seus métodos e objetivos para um aprendizado de qualidade.
11 de Junho 2013 em Fortaleza-Ce
Espirometria
Espirometria é um exame habitualmente utilizado na investigação e acompanhamento de diversas doenças pulmonares. Este exame consiste na realização de medidas de fluxos e volumes pulmonares que são obtidos quando o paciente faz movimentos de inspiração (puxa o ar para dentro) e expiração (solta o ar) forçadas. Os "sopros" dados pelo paciente são interpretados pelo aparelho, que os transforma em valores numéricos e em gráficos, muito importantes para o médico avaliar a capacidade pulmonar de uma pessoa, e verificar se esta não apresenta sintomas ou se é portadora de alguma doença pulmonar.
Atualmente espirômetros portáteis podem ser acoplados a qualquer computador e realizar exames de excelente qualidade. Resultados do exame Os resultados obtidos são avaliados por um médico (pneumologista com experiência em fisiologia e fisiopatologia pulmonar) e podem revelar a causa de uma doença pulmonar e sua gravidade. No entanto, nem todos pacientes conseguem fazer adequadamente uma espirometria, e estima-se que até 15% dos exames realizados não devem ser aceitos pela dificuldade da pessoa de compreender os comandos do examinador ou de conseguir fazer os movimentos respiratórios da forma como é necessária para um exame correto. Isso ocorre por vários motivos, dentre eles, a presença de doença respiratória grave, doença neurológica ou muscular, ou até mesmo por simples falta de coordenação entre os comandos dados pelo técnico que conduz o exame e a atuação do paciente.
Portanto, é necessário que o examinando estabeleça uma boa relação com o