Relatorio e visita tecnica
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TECNOLOGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA.
BAIANO - CAMPUS CATU
ADSON ABREU
Atividade de Agricultura
ZONEAMENTO AGRICOLA NA CULTURA DO MILHO
CATU - BAHIA
2012
ADSON ABREU
ZONEAMENTO AGRICOLA NA CULTURA DO MILHO
* Trabalho acadêmico apresentado no curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio sob orientação do professor Denio da disciplina de Agricultura feito pelo aluno Adson Abreu com o propósito de ganhar mais conhecimento sobre o tema apresentado.
CATU – BAHIA
2012
* Introdução
* Cultura do Milho
O milho representa um dos principais cereais cultivados em todo o mundo, fornecendo produtos largamente utilizados para a alimentação humana, animal e matérias-primas para a indústria, principalmente em função da quantidade e da natureza das reservas acumuladas nos grãos. Cultura das mais tradicionais ocupa posições significativas quanto ao valor da produção agropecuária, área cultivada e volume produzido, especialmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. No entanto, apesar de sua grande importância, da evolução gradativa das quantidades produzidas e rendimentos obtidos, a produção de grãos por unidade de área ainda não traduz o potencial genético dos materiais recomendados pela pesquisa.
A produção de milho no Brasil tem se caracterizado pela divisão da produção em duas épocas de plantio. Os plantios de verão, ou primeira safra, são realizados na época tradicional, durante o período chuvoso, que varia entre fins de agosto na região Sul até os meses de outubro/novembro no Sudeste e Centro Oeste (no Nordeste este período ocorre no início do ano). Mais recentemente tem aumentado à produção obtida na chamada "safrinha", ou segunda safra. A "safrinha" se refere ao milho de sequeiro, plantado extemporaneamente, em fevereiro ou março, quase sempre depois da soja precoce, predominantemente na região Centro-Oeste e