Relatorio war photograper
466 palavras
2 páginas
Relatório de War PhotographerO documentário “ War Photographer”, é uma narração real do cotidiano de um dos fotógrafos mais premiados e reconhecidos da atualidade, o americano James Nachtwey. Com uma linguagem diferenciada, focada na prática do fotojornalismo de guerra, o documentário, que tem duração de 96 minutos, nos mostra cenas de guerras, destruição, pobreza, dor e conflitos em cenários decadentes que procuram exibir o outro lado da fotografia, a realidade destes conflitos.
O documentário inicia-se com James tirando fotos em uma casa pegando fogo, . O crepitar do fogo demonstra a destruição que assola o lugar. James tira várias fotos, e o barulho do “click’ se mistura com o do fogo.
Durante o filme vários jornalistas, editores e amigos contam um pouco da experiência que viveram com Nachtwey, sempre o retratando como um homem simples, apaixonado pelo seu trabalho e incansável. Em uma das cenas, uma das principais características do fotógrafo é apresentada, o perfeccionismo. A cena mostra Nachtwey em seu laboratório fotográfico analisando a reprodução em tamanho de pôster de uma das suas mais famosas fotos, a da cabeça de uma criança negra, e ao fundo a destruição que toma conta do lugar em que ela se encontra. Nachtwey pede para o laboratorista refazer a imagem diversas vezes, sempre procurando mostrar ou dar enfoque para alguns detalhes, como por exemplo, o céu ao fundo do garoto.
O documentário e retrata de forma dinâmica e próxima da perspectiva do fotógrafo, as imagens produzidas por uma pequena câmera colocada logo acima da máquina fotográfica que Nachtwey , a partir das imagens produzidas o espectador pode perceber melhor o olhar que ele possui e também a forma como ele trabalha, sempre o mais próximo possível, de forma ágil e silenciosa, quase como um membro da cena.
As fotos produzidas por Nachtwey são na maioria em preto e branco, e podemos interpretar o tratamento da foto de tal forma como tentativa de demonstrar o sofrimento e a dor. James