relatorio visita saneago
A água cobre 75% da superfície da Terra. A água salgada está presente nos mares e oceanos e representa 97,4% de toda a água. A doce, portanto, não chega a 3%, sendo que 90% desse volume corresponde a geleiras e o resto a rios, lagos e lençóis subterrâneos. Daí a importância da preservação dos mananciais.
Para que possa ser consumida, sem apresentar riscos à saúde, ou seja, tornar-se potável, a água tem que ser tratada, limpa e descontaminada. Com o objetivo de oferecer água de boa qualidade a população.
Morrinhos é mais uma cidade a ter 100% de sua população atendida com água tratada.
Objetivos:
Visita à estação de tratamento de água (ETA) Morrinhos-GO com os alunos do curso de Tecnologia em alimentos e a professora de química Cinthia Felício com o objetivo de observamos como e feito o tratamento de água.
Capitação:
A água é capitada do córrego Pipoca e poços artesianos.
Vazão:
A água vinda do córrego Pipoca tem uma vazão de 92 litros por segundo, os poços artesianos ficam com uma vazão de 26 litros por segundo.
Aditivo clarificante: Logo na chegada da água é adicionado o hidróxido de alumínio, utilizado para fazer separação da sujidade da água, a quantidade de hidróxido de alumínio adicionada, vai depender do nível de sujidade contida na água. Quanto mais suja, maior será a quantidade de hidróxido de alumínio, depois de adicionado à água sofre o efeito de flotação, que é a separação de partículas mãos pesadas para o fundo dos tanques e água limpa na parte superior. A água vai passando pos corredores de flotação e depois passa por tanques de decantação até separar totalmente da sujeira.
Filtração: Após a decantação a água é filtrada. A estação possui quatro filtros para atender a demanda de água. Estes filtros são constituídos de camadas de cascalho, areia fina e areia grossa e carvão mineral. A limpeza dos filtros é feita a cada 48 horas ou quando for necessário, por um bombeamento de 60.000 litros de água tratada ao