Relatorio uronalise
A Urinálise é o setor responsável pela avaliação da função renal. No diagnostico das infecções do trato urinário, o exame de Urina é um elemento indispensável e amplamente.
O exame da urina verifica diversas patologias e monitora o progresso destas doenças no organismo. Permite acompanhar a eficácia do tratamento e também constatar a cura. Muitos consideram que o exame de urina avalia somente doenças renais, mas, com este exame pode-se analisar também o funcionamento do pâncreas endócrino, taxas de Diabetes Mellitus e o funcionamento do fígado. A analise de urina no laboratório do HCGA é feita pelo método semi automatizado, onde a fase química é analisada pelo sistema iCHEM 100, a padronização do exame de urina consiste em analise física, análise química e sedimentoscopia.
O Ichem 100 é um equipamento semi-automatizado de bancada para análise dos parâmetros bioquímicos de urina por meio de fotometria de reflectância. Possui opção com leitor de códigos de barras, permite entrada dos dados de microscopia. Capacidade de armazenamento de 2.000 resultados e 300 arquivos de controle de qualidade, impressora integrada ou externa, pronto para interface.
Capacidade de processamento de 210 amostras/hora.
Parâmetros analisados: glicose, proteína, bilirrubina, urobilinogênio, pH, gravidade específica, sangue, cetonas, nitrito, leucócitos, ácido ascórbico, cor e aspecto.
A analise sedimentoscópica compreende a identifcação de piócitos, hemácias, células, muca, cristais, cilindros, bactérias e outras estruturas normais e anormais que podem ser encontradas na urina.
Procedimento técnico:
1. A coleta da urina deve ser feita preferencialmente pela manha, na primeira urina do dia, obtendo o jato médio, porém, devido ao fato do HCGA ser um hospital de emergência não é possível a realização da coleta seguindo as regras acima, sendo então, coletada aleatoriamente quando necessário. A urina é coletada em recipiente estéril, e em seguida encaminhada