relatorio urgencia renal
A dor aguda proveniente do trato urinário superior, chamada de cólica renal, é uma das urgências urológicas mais freqüentes, exigindo do especialista, ou do plantonista em unidades de emergência, diagnóstico rápido e preciso além de terapêutica eficiente. A cólica renal é resultado de obstrução aguda do ureter em qualquer de suas porções, desde a junção uretero-piélica (JUP) até o meato ureteral. A obstrução à drenagem ureteral causa imediata elevação da pressão intraluminar da pelve, com consequente dilatação aguda e dor.Sintomas indicam caso de urgência urológica e a necessidade de um atendimento especializado imediato.Entre as ocorrências de urgência pode-se citar:
Cólica renal
Geralmente é devido à migração de um cálculo (“pedra”) dos rins até a bexiga. Quando o cálculo se encontra no ureter, causa uma dilatação do mesmo com consequente dor (cólica renal).O tratamento consiste em melhora da dor com analgésicos e/ou antiinflamatórios e, geralmente, no tratamento específico do cálculo. Este tratamento pode ser de diversas formas, de acordo com o tamanho, localização e consistência do cálculo.As modalidades mais comuns são: litotripsia extra-corpórea, litotripsia renal ou ureteral intra-corpórea e cirurgia aberta. No caso de dor forte nas costas, o paciente deve procurar a emergência para avaliação de cólica renal e tratamento.
Retenção urinaria aguda.
Consiste da incapacidade repentina de esvaziar a bexiga, acarretando forte dor no baixo ventre.Geralmente é causada por um crescimento benigno da próstata (HPB), mas inflamações prostáticas (Prostatite) e cálculos de bexiga ou uretra também podem ser a causa.O paciente deve ir com urgência ao hospital, para tratamento, o qual é feito de imediato com a colocação de uma sonda na uretra para drenar a urina (Sonda de Foley).
Cistite
Dor para urinar, associada com dor no baixo ventre, aumento da frequência das micções e, eventualmente, sangue na urina. Geralmente é causada pela bactéria