Relatorio Tubo de Venture
Disciplina: Fenômenos de Transporte II
Título do Relatório: Tubo de Venturi
Professor: Aurélio
Turma: 5ºD Noturno
_____________
1º semestre 2015
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO 3
2.OBJETIVO 4
3.MATERIAIS ULTILIZADOS 5
4.PROCESSO EXPERIMENTAL 8
5.RESULTADOS 9 5.1. 1ª coleta: Sem ocorrência de cavitação 5.2. 2ª coleta: coleta com ocorrência de cavitação
6.CONCLUSÃO 10
7.BIBLIOGRAFIA. 11
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho foi feito para relatar um experimento com o Tubo de Venturi, que realizamos em laboratório, no qual a ideia do experimento era analisar a alteração de pressão e vazão do sistema de Venturi. .
Relatamos também o objetivo do experimento, quais foram os materiais utilizados para a realização do experimento, como foi o processo do experimento, o resultado e o que concluímos com o experimento.
2. OBJETIVO
O experimento feito com o tubo de Venturi tem como objetivo entender o seu funcionamento para podermos explorar a equação de Bernoulli.
O tubo de Venturi é um tubo que está na posição horizontal, ele é dotado de um estrangulamento, que faz com que reduza a área de passagem do fluído, para que possa ser medido o diferencial de pressão no estrangulamento em relação a um tubo normal.
Figura 1 – Funcionamento do tubo de Venturi
Vamos observar que na figura acima o fluído acelera na parte estreita do tubo (maior pressão dinâmica), a qual provoca uma sucção no canudo, o que se justifica pela redução da pressão estática, que consequentemente pulveriza o fluído no interior do tubo.
Portanto, podemos dizer que na região estreita do tubo de Venturi a pressão é menor e a velocidade de escoamento é maior.
3. MATERIAIS ULTILIZADOS
1 cromometro
1 tubo de venturi
2 medidores de pressão
1 recipiente com medida
4. PROCESSO EXPERIMENTAL
Verificar se as válvulas de saída de água estão abertas, ligar a bomba