Relatorio Tubo de Kundt
I. INTRODUÇÃO A acústica é o ramo da física que estuda o som. O som é um fenômeno ondulatório causado pelos mais diversos objetos e se propaga através dos diferentes estados físicos da matéria. Geralmente podemos dividir entre geradores de som, meios de transmissão, propagação e receptores.
II. CONCEITOS
Velocidade do som é a velocidade de propagação de uma onda sonora. A altura é uma característica do som que nos permite classificá-lo em grave ou agudo. O timbre é a característica sonora que permite distinguir sons de mesma frequência e mesma intensidade, desde que as ondas sonoras correspondentes a esses sons sejam diferentes. A intensidade é uma característica do som que está relacionada à energia de vibração da fonte que emite as ondas.
TUBO DE KUNDT
O tubo de Kundt é um equipamento para ensaios acústicos, composto de um tubo de vidro que contém ar e serragem fina de cortiça em seu interior. Nele produz-se ondas estacionárias fazendo um alto-falante vibrar em uma determinada frequência com o auxílio de um gerador de áudio. As vibrações são transmitidas para o pó de cortiça pelo ar que está contido dentro do tubo.
III. EXPERIENCIA EM SALA
- Materiais necessários
. 1 Tubo Sonoro aberto;
. 1 Oscilador;
. 1 alto falante (acoplado ao tubo);
PRATICA I
. Ligar oscilador e posicionar o alto-falante na frente do tubo aberto;
. Varie lentamente a frequência do alto-falante observando o interior do tubo (principalmente quando o som se torna mais intenso).
R: Não observa-se nada, não tem ressonância.
. Para que o valor da frequência você percebe ocorrência de um máximo na amplitude (aumento de volume) da onda estacionaria obtida?
R: 569
. Conte e anote o número de nós que você visualiza na onda estacionária obtida e representada na figura. Determine a fração de comprimento de onda estacionaria que você observa no interior deste